top of page

Ressignificando 2020!!

  • Foto do escritor: Vera Andrade
    Vera Andrade
  • 24 de out. de 2020
  • 3 min de leitura

Atualizado: 4 de nov. de 2020


ree

Entramos no último trimestre de um ano tão atípico, que jamais fez parte do nosso imaginável.


O último trimestre, geralmente, é dedicado nas empresas para o planejamento estratégico, para o estabelecimento de metas e objetivos para o novo período. E como estabelecer parâmetros para esse novo ano? Como verificar tendências de mercado, de gostos e necessidades dos consumidores? Sim, muita coisa mudou e teremos que ajustar as velas.

Este ano teve uma importância enorme para todos, aprendemos que ainda não estávamos prontos, que o home office tão discutido e questionado por anos, era uma forma de trabalho que poderíamos ter adotado há mais tempo, mas que por si só, não nos deixa confortáveis com a relação entre empresa e colaboradores. Que não precisamos de espaços corporativos tão grandes, e sim de maior proximidade e conhecimento mútuo. Conhecimento de si mesmo, de nossas habilidades e competências, dos verdadeiros valores da empresa para a qual trabalhamos, do que desejamos para nosso futuro, de clareza de propósitos, de engajamento, no sentido verdadeiro dessa palavra, passaram a ser imprescindíveis.


Pessoas, questionaram sua forma de vida, mudaram muitos hábitos, puderam resolver pendências de convivência familiares, com a overdose que receberam de oportunidade de convívio e passaram a priorizar e dar maior, ou menor importância para fatores que talvez, não pensassem, ou teriam adiado. Mesmo para os mais céticos, que resistiram a aceitar, ou acreditar nessas mudanças, acabaram sendo arrastados por essa avalanche, e não têm mais como negar que foram também envolvidos.


E nas empresas, o repensar das tecnologias utilizadas, da capacidade de comunicação de seus valores, da capacidade de suas lideranças, de seus reais valores culturais e de sua propagação pelas equipes. Tudo foi colocado em xeque. A vocação das empresas foram questionadas e colocadas a prova. O e-commerce passou a ser a salvação e foram implantados a toque de caixa, se comunicar com o cliente, e ter a sua sensibilidade para o momento crítico, nunca foi tão importante. Não tem como ignorar a importância de 2020 em nossas vidas. Não há ano perdido, é um ano de ressignificarmos todos os nossos valores. Que oportunidade maravilhosa!!!


Finalmente, a área de Recursos Humanos nas empresas teve que atuar como sempre deveria, reavaliando os modelos empregados de comunicação interna, integrando as áreas, entendendo dos negócios, se comunicando remotamente, mas sem deixar ninguém se sentir distante, motivando, dando o suporte, técnico e muitas vezes psicológico para a equipe. Discutindo tecnologias para melhor engajar, correndo contra o tempo para amenizar os impactos da mudança e aproveitá-las como um verdadeiro intensivo de aprendizado e desenvolvimento.

Que ano maravilhoso, com um aprendizado que não deve ser menosprezado, adquirido em tempo recorde.


Você está aguardando pela volta da normalidade? O que é normal? Uma volta à antigos hábitos? Não seria um retrocesso? É como se tivéssemos evoluído, mas o desconforto dos novos desafios nos fizesse querer voltar, desejar a estática. É hora de dinâmica, de movimento, de crescimento.


Planeje seu 2021, com as reais definições de um RH estratégico, conheça mais profundamente sua equipe, analise se estão aderentes ao seu crescimento, se o discurso de sua empresa é a prática, como sua empresa está depois desses oito meses de, “trocar o pneu com o carro em movimento”, e quais as condições mínimas para a coesão de valores para resultados brilhantes, de um mercado ainda indeciso, em verdadeira ebulição de informações e demandas.


Aproveite esse último trimestre para imergir e emergir diferente. Nunca foi tão importante estarmos com as equipes corretas. Faça diferente de outros anos, mude a dinâmica desse planejamento. Estarem juntos, fortes e sintonizados, será a grande certeza para o próximo período, o restante, está tudo em mutação e somente dessa forma estaremos prontos para podermos rapidamente planejar, mudar, replanejar, adaptar, enfim, tirar o melhor de tudo que está por vir no próximo ano.


Ressignifique-se !!!

 
 
 

1 comentário


Juliana Cruciani
Juliana Cruciani
28 de out. de 2020

Ah, Vera! Sempre Vera! Como ler suas reflexões é sempre inspirador e nós dá ligadas de ar!!!

Curtir

Obtenha melhores resultados pessoais e profissionais

Envie-nos uma mensagem e entraremos em contato :)

Se preferir, ligue: 11 99912-4082

ou chame no Whatsapp.

Obrigado pelo envio!

  • LinkedIn - Círculo Branco
  • Facebook - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle
bottom of page